Estação Clínicas – O livro contra a corrupção nos hospitais

Roubo de materiais, descontrole de estoques de produtos, compras urgentes com preço mais alto, desperdício, desabastecimento, adversários internos remando contra, descumprimento de protocolos, pressões, ameaças, denúncias anônimas, quebra de câmeras de vigilância, luta contra a tecnologia e demissão. Quem conhece o funcionamento de um HOSPITAL, principalmente o setor de compras, sabe das agruras que falo.…

Veja mais

De quem são os leitos dos hospitais privados?

Circunstâncias são condições de tempo, lugar ou modo que cercam uma situação. Atraso na entrega de equipamentos e alteração sazonal de preço são problemas comuns no setor de compras de um HOSPITAL. Eles são resolvidos por meio de negociação, com criação de cronogramas, abatimento do preço etc. Acontece que as circunstâncias da pandemia são inflamadas…

Veja mais

A quem interessa o fechamento de hospitais?

Não sabíamos o que aconteceria a partir de março/2020. O ineditismo da pandemia em tempos contemporâneos fez com que as autoridades adotassem posturas e decidissem o que estamos vivenciando desde então. Algumas decisões foram certas, outras nem tanto. Os HOSPITAIS se tornaram protagonistas, pois para eles foram e vão os doentes que desenvolverem os sintomas…

Veja mais

A ditadora intenção de requisição de leitos de hospitais

É ESTÚPIDA a ação de municípios em invadir empresas e hospitais privados e saquear respiradores para serem centralizados no ente político. E é exorbitante mesmo havendo liminar judicial autorizando a requisição, algumas já revogadas. É a INTENÇÃO que assusta e coloca em xeque a parceria que as associações (federações, confederações etc.) representativas dos hospitais filantrópicos…

Veja mais

Hospital tem que informar os familiares dos pacientes

É inacreditável a dificuldade de HOSPITAIS informarem o estado de saúde de pacientes aos familiares. Com as facilidades das mídias é ainda mais inexplicável, pois há 220 milhões de celulares no Brasil, contra 207 milhões de habitantes (FGV). Não se trata de problema jurídico, mas de gestão. Os HOSPITAIS têm a obrigação legal de fornecer…

Veja mais

A responsabilidade civil dos hospitais pelo “erro” do médico na visão do Superior Tribunal de Justiça

Josenir Teixeira Advogado, Mestre em Direito pela FADISP, Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela UNIFMU/SP, em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), em Direito do Trabalho pelo Centro de Extensão Universitária (CEU/SP) e em Direito do Terceiro Setor pela FGV/SP. É vice-presidente do IBATS – Instituto Brasileiro de Advogados do Terceiro Setor. É fundador…

Veja mais

Atue como gestor, perca seu patrimônio e seja preso. Novamente

Em maio de 2019 escrevi o artigo “Atue como gestor, perca seu patrimônio e seja preso”, que foi publicado pela Revista Brasileira de Direito da Saúde, editada pela FEMIPA (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná), no número 8, Ano VIII, julho a dezembro de 2018, páginas 9 a…

Veja mais