O prontuário do paciente e o Facebook

O prontuário do paciente e o Facebook Proteção dos dados das pessoas é assunto da moda há alguns anos. Mas quais informações precisam ser protegidas? Por quem? De quem? Por que? A proteção das informações é antiga Vem de décadas a discussão acerca do sigilo do conteúdo dos prontuários dos pacientes e sua proteção pelos…

Veja mais

A não prestação de contas pelas ONGs e suas punições

A não prestação de contas pelas ONGs e suas punições É inacreditável a dificuldade que as ONGs têm de prestar contas do dinheiro público que receberam para realizar alguma atividade. Desorganização, desconhecimento, não compreensão do que deve ser feito e nem como fazer são explicações que não justificam. Base legal de exigência da prestação de…

Veja mais

Por que tenho medo dos juízes (Eros Grau)

Por que tenho medo dos juízes (Eros Grau) De nada adiantaram estudos, pesquisas e parecer de equipe técnica multidisciplinar capacitada que concordou com a retomada das aulas presenciais em São Paulo. Um juiz, sozinho, do alto da sua autoridade, desconsiderou tudo isso e deu ordem para impedir o retorno delas. Um desembargador, sozinho, cassou a…

Veja mais

Quando é possível ao médico ou ao hospital processarem o paciente?

Quem fala o que quer é condenado pelo que não quer. Quando é possível ao médico ou ao hospital processarem o paciente? Hospitais e médicos sempre perguntam se é possível processar o paciente que perdeu ação de erro médico movida contra eles. Não, não é possível processar quem te processou e foi vencido se a…

Veja mais

Faça seguro. Nenhum Conselho pagará a sua condenação. É hipocrisia dele.

Faça seguro. Nenhum Conselho pagará a sua condenação. É hipocrisia dele. Ninguém prega a apólice do seguro no vidro do seu carro. O ladrão não sabe se você tem ou não seguro e não vai roubar ou deixar de roubar por causa disso. Hospitais e médicos não emolduram a apólice do seguro de responsabilidade civil…

Veja mais

Nunca abra mão da sua privacidade e nem do sigilo das suas informações de saúde.

Nunca abra mão da sua privacidade e nem do sigilo das suas informações de saúde. Nunca. A vítima pode ser você. Por que falamos bastante sobre o sigilo médico (CF e CEM) e a proteção da privacidade das pessoas (LGPD)? Porque o sigilo profissional é exigência fundamental da vida social que deve ser respeitado como…

Veja mais

Ação judicial de erro médico se ganha na perícia, não no grito.

Ação judicial de erro médico se ganha na perícia, não no grito. O advogado do paciente foi agressivo ao relatar o pretenso erro médico na ação judicial. A ênfase me chamou atenção, pois o colega queria ganhar o processo no grito. A experiência incrementa a leitura com muitos ingredientes. Você ganha filtro mental natural e…

Veja mais