O prontuário do paciente e o Facebook

O prontuário do paciente e o Facebook Proteção dos dados das pessoas é assunto da moda há alguns anos. Mas quais informações precisam ser protegidas? Por quem? De quem? Por que? A proteção das informações é antiga Vem de décadas a discussão acerca do sigilo do conteúdo dos prontuários dos pacientes e sua proteção pelos…

Veja mais

A não prestação de contas pelas ONGs e suas punições

A não prestação de contas pelas ONGs e suas punições É inacreditável a dificuldade que as ONGs têm de prestar contas do dinheiro público que receberam para realizar alguma atividade. Desorganização, desconhecimento, não compreensão do que deve ser feito e nem como fazer são explicações que não justificam. Base legal de exigência da prestação de…

Veja mais

Por que tenho medo dos juízes (Eros Grau)

Por que tenho medo dos juízes (Eros Grau) De nada adiantaram estudos, pesquisas e parecer de equipe técnica multidisciplinar capacitada que concordou com a retomada das aulas presenciais em São Paulo. Um juiz, sozinho, do alto da sua autoridade, desconsiderou tudo isso e deu ordem para impedir o retorno delas. Um desembargador, sozinho, cassou a…

Veja mais

Demita o empregado do hospital que se recusar a receber a vacina

Demita por justa causa o empregado do hospital que se recusar a receber a vacina Há 23 anos, Celso Pitta, cria de Paulo Maluf, determinou que eu não poderia usar meu carro durante seis horas de um dia da semana para melhorar as condições de trânsito em São Paulo. Ninguém gostou e de nada adiantaram…

Veja mais

Algoritmos resolverão a lentidão da justiça? Como padronizar decisões?

Algoritmos resolverão a lentidão da justiça? Se cada caso é um caso, como padronizar decisões? Os dois médicos eram sócios na mesma pessoa jurídica e trabalhavam no hospital com carga horária idêntica. O contrato de prestação de serviços foi rescindido e eles ajuizaram ação trabalhista contra o hospital pleiteando vínculo de emprego. As ações eram idênticas.…

Veja mais

Não existiu o Termo de Consentimento Informado, o paciente ficou com paraparesia e o médico foi absolvido. Cada caso é um caso.

Não existiu o Termo de Consentimento Informado, o paciente ficou com paraparesia e o médico foi absolvido. Cada caso é um caso. Fiz sustentação oral no CRM e ressaltei a inexistência de esclarecimentos suficientes ao paciente acerca dos riscos da cirurgia de hérnia de disco cervical, inclusive a possibilidade de tetraplegia. Se o paciente soubesse…

Veja mais

Ação judicial de erro médico se ganha na perícia, não no grito.

Ação judicial de erro médico se ganha na perícia, não no grito. O advogado do paciente foi agressivo ao relatar o pretenso erro médico na ação judicial. A ênfase me chamou atenção, pois o colega queria ganhar o processo no grito. A experiência incrementa a leitura com muitos ingredientes. Você ganha filtro mental natural e…

Veja mais

O médico foi condenado porque seguiu o protocolo clínico.

O médico foi condenado porque seguiu o protocolo clínico. A justiça nem sempre é justa. Conselhos também não. Há que se lutar muito para conseguir aprovar uma lei. Presume-se que, com a lei, a situação pela qual se lutou irá mudar. Ledo engano. Veja a lei dos 60 dias, que manda o paciente com câncer…

Veja mais