A constante e rápida evolução social, cultural e tecnológica da sociedade exige que os prestadores de serviços tornem-se conhecedores profundos nas suas respectivas áreas de atuação, visando atender-lhe de maneira específica e eficiente. A partir dessa necessidade surge o especialista que é aquele profissional que se consagra com particular interesse e cuidado a certo estudo.
Assim é que vemos, por exemplo, a medicina se desdobrar, cada vez mais, em áreas específicas e definidas, que abarcam cada parte de nosso corpo.
Com o Direito acontece a mesma coisa. Talvez até com mais ênfase, visto que ele nada mais é, numa visão bastante simplista, do que o conjunto de normas regulam a sociedade.
Neste contexto estão os profissionais do Direito, que se dedicam ao estudo de assuntos específicos que envolvem as pessoas (físicas e jurídicas) que compõem o corpo social. E é um ramo extremamente vasto. Inicia-se em áreas clássicas, como o Direito de Família, e chega até o Direito Espacial e Aeronáutico, passando por segmentos absolutamente distintos, como Telecomunicações e Bioética.
Com os escritórios que patrocinam este boletim informativo não é diferente. Há mais de 30 anos (quase 35, na verdade), os profissionais do Direito que neles atuam elegeram a saúde, mais especificamente a medicina, a enfermagem e as demais profissões que compõem as multidisciplinas que atuam num complexo hospitalar, como objeto de estudo, dedicação e atuação.
E assim continuaremos a fazer, pois entendemos que a área da saúde, por ser tão complexa e importante para a sociedade, merece e requer de nós estudos técnicos cada vez mais profundos e específicos, visando contribuir para a prevenção ou, se inviável, a solução de conflitos que dela nascem.
Neste número o leitor encontrará artigos que lhe darão informações rápidas, objetivas e interessantes, atualizando-o acerca de alguns acontecimentos em nossa sociedade.