No mês passado, o Dr. Antônio Oniswaldo Tilelli completou 70 anos de vida. Sem dúvida, é um privilégio divino chegar a essa idade de maneira tão lúcida e vívida. Do exercício da advocacia ele tem mais anos do que eu de idade.
Tive a sorte e a oportunidade de iniciar minha vida profissional no escritório do qual ele é titular nos idos da década de 90. Ele me ensinou, e a quem mais quisesse e soubesse aproveitar, como ser advogado, como defender com afinco os clientes, como e o quê ler, além de dar-me, gratuitamente, valiosíssimas dicas profissionais e pessoais.
Ele instruiu-me com minudências para a vida, solidificou e intensificou meus valores morais e orientou-me a como fazer da ética o prumo para o exercício da profissão. Enfim, tudo o que uma pessoa que está iniciando sua carreira necessita.
Por isso sou eternamente agradecido a ele e aproveito este meu valioso espaço para homenagear a quem continuo carinhosamente chamando de “chefe” e “mestre” e de “Tilellão”, longe dele, claro.
Eu só tive condições de trilhar o rumo que o destino me reservou porque tive bases técnica e moral fortalecidas, reforçadas e lapidadas em razão da generosidade, do interesse e da disponibilidade deste profissional.
Não tive apenas um mestre, um rumo firme e poderoso a ser seguido. Tive e tenho o privilégio de ser seu amigo, o que muito me orgulha e envaidece. Infelizmente, não temos mais o convívio diário do escritório, onde as lições foram tão pacientemente ensinadas. Mas nas vezes em que nos encontramos, acabo por reviver, inexoravelmente, a felicidade daquele tempo.
Lamentavelmente, hoje em dia, a qualidade dos advogados é suplantada pela quantidade absurda em que tais profissionais são despejados no mercado de trabalho. Mas temos em advogados como o Dr. Antônio Tilelli o timoneiro a ser seguido e imitado, do ponto de vista técnico, ético e moral.
Dr. Antônio Oniswaldo Tilelli: não conseguirei, neste pequeno espaço, agrupar as palavras de forma adequada a refletir a amplidão do meu agradecimento. Mas saiba que são palavras simples, profundas, verdadeiras e que externam o reconhecimento de sua atitude.
Parabéns, felicidades e muito obrigado!