O sigilo do dado pessoal sensível (LGPD) dá ênfase ao Prontuário do Paciente

O sigilo do dado pessoal sensível (LGPD) dá ênfase ao Prontuário do Paciente Publiquei o artigo “Notas Jurídicas sobre o Prontuário do Paciente” em agosto de 1998 em companhia do desembargador Adauto Suannes. Em maio de 2007 transformei aquele artigo em livro e em abril de 2008 fiz a sua segunda edição, que passou a…

Veja mais

Gente é influenciável e falível. A fiscalização sobre as condutas não pode esmorecer. O empregador sempre pagará pelas falhas.

Quando o chefe do Depto. de Pessoal do hospital foi demitido quebramos a gaveta da sua mesa, mantida sempre trancada. Encontramos carteiras de trabalho e descobrirmos 4 empregados fantasmas mantidos na folha de pagamento com cumplicidade dele. Também demitimos alguns chefes de setores que não fiscalizavam de forma adequada os seus subordinados e eram cupinchas…

Veja mais

Você conhece gestor que quebrou hospital?

Você conhece gestor que quebrou hospital? O hospital obteve bons resultados e tinha ótima provisão no banco, fruto de gestão atenta, focada nas necessidades, aliada a programa de expansão que funcionou bem. A entidade mantenedora fez rodízio, trocou o administrador responsável por aquela situação confortável e colocou um pródigo para comandá-lo. O cara era um…

Veja mais

Sem prontuário bem feito não há defesa que se sustente e médico e hospital poderão ser condenados. Não há milagre. Há conduta anotada.

Sem prontuário bem feito não há defesa que se sustente e médico e hospital poderão ser condenados. Não há milagre. Há conduta anotada. O paciente iria morrer de qualquer jeito. Ele tinha 60 anos, era etilista crônico, sofreu TCE, AVCI, teve broncopneumonia, derrame pleural, hemiparesia, não movimentava braços, pernas e nem falava. Vivia prostrado e…

Veja mais

A indevida utilização da formação do Conselho de Administração das Organizações Sociais federais pelos Estados e Municípios

Josenir Teixeira Advogado, Mestre em Direito Privado pela FADISP, Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela UNIFMU/SP, em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), em Direito do Trabalho pelo Centro de Extensão Universitária (CEU/SP) e em Direito do Terceiro Setor pela FGV/SP. É vice-presidente do IBATS – Instituto Brasileiro de Advogados do Terceiro Setor. É…

Veja mais

Estação Clínicas – O livro contra a corrupção nos hospitais

Roubo de materiais, descontrole de estoques de produtos, compras urgentes com preço mais alto, desperdício, desabastecimento, adversários internos remando contra, descumprimento de protocolos, pressões, ameaças, denúncias anônimas, quebra de câmeras de vigilância, luta contra a tecnologia e demissão. Quem conhece o funcionamento de um HOSPITAL, principalmente o setor de compras, sabe das agruras que falo.…

Veja mais

De quem são os leitos dos hospitais privados?

Circunstâncias são condições de tempo, lugar ou modo que cercam uma situação. Atraso na entrega de equipamentos e alteração sazonal de preço são problemas comuns no setor de compras de um HOSPITAL. Eles são resolvidos por meio de negociação, com criação de cronogramas, abatimento do preço etc. Acontece que as circunstâncias da pandemia são inflamadas…

Veja mais